O Novo Testamento também tem uma arca

  • A arca do velho testamento simboliza um concerto entre Deus e Israel. Ex 34,27: “O Senhor disse a Moisés: escreve estas palavras, pois baseado nelas FAÇO ALIANÇA CONTIGO E COM ISRAEL”. Essa lei não se aplica a nenhuma outra nação. Dt 4,8: “E qual a grande nação que tenha leis e decretos tão justos quanto toda essa lei que hoje vos proponho?”. A Nova Aliança é um concerto entre Deus e todo aquele que crê independente de nação (Jo 3,16).

    No velho testamento, tanto o templo quanto a arca era feitos por mãos humanas (Ex 37,1-9), no Novo Testamento o templo passa a ser o corpo humano (1Co 6,19) e não mais templos feitos por mãos humanas (Atos 17,24). Vejamos a sincronia entre o primeiro testamento e o segundo.

    A Arca da Aliança continha três formas de Jesus dentro: maná, vara de Araão e os Dez Mandamentos. Em hebraico, mandamento (dabar) pode ser traduzido por “palavra”. Compare: Maria carregou a realização de todos esses tipos em seu corpo. Jesus é o “verdadeiro ‘maná’ do céu” (João 6,32), o verdadeiro “Sumo Sacerdote” (Hebreus 3,1) e “E a Palavra se fez carne” (João 1,14).

    Deus sobre a arca:

    1ª arca: Ex 40,34-35: “Então uma nuvem cobriu a tenda de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. E era impossível a Moisés entrar na tenda de reunião, PORQUE A NUVEM PAIRAVA SOBRE ELA e a glória do Senhor encheu o tabernáculo”.

    2ª arca: O anjo diz à Maria: Lc 1,35: “O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI, E O PODER DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM A SUA SOMBRA”.

    Obs: O termo usado tanto em Ex 40,34-35 (Bíblia grega – septuaginta) e em Lc 1,35 é “episkiasei”, Ensombrar.

    Cânticos para a arca:

    1ª arca: 1Cr 15,15-16: “E os levitas ergueram a arca de Deus, pondo os varais sobre os ombros, como prescrevera Moisés por ordem do Senhor. Davi ordenou ao chefe dos levitas que designassem dentre os seus irmãos os cantores, para fazerem ressoar sua alegria”.

    Obs.: Aí vemos um retrato escrito de uma procissão com louvores á arca.

    2ª arca: O Cântico de Isabel: Lc 1,42: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

    Obs.: Da mesma forma que se entoavam cânticos para a velha arca, se entoa cânticos para Maria nas procissões, mais uma sincronia perfeita entre a tradição e a Bíblia.

    A honra de receber a arca:

    1ª arca: II Samuel 6,9: “Como virá a mim a arca do SENHOR?”.

    2ª arca: Lc 1,43: “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?”.

    O discípulo leva a arca para casa por ordem de um rei:

    1ª arca: II Samuel 6,10: “Não permitiu que a levassem para a sua casa na cidade de Davi, MAS ORDENOU QUE A TRASLADASSE PARA A CASA DE OBED-EDOM, O GATITA”.

    2ª arca: Jo 19,27: “Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E DESSA HORA EM DIANTE O DISCÍPULO A LEVOU PARA A SUA CASA”.

    A arca passou três meses na casa de Obed-Edom, e foi abençoado ele e toda a sua casa (II Samuel 6,11).

    Maria passou três meses na casa de Isabel (Lc 1,56), e Isabel e sua família é abençoada (Lc 1,57).

    1ª arca: 1Rs 8,5: “O rei Salomão, juntamente com toda a comunidade de Israel reunida com ele diante da Arca, sacrificou tantas ovelhas e bois que não foi possível contá-los nem calculá-los”.

    2ª arca: Do mesmo modo que na velha aliança os sacrifícios de animais eram realizados diante da arca, o sacrifício eterno de Jesus Cristo foi feito diante de Maria. Jo 19,25: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe [...]”.

    Notemos a sincronia entre o evangelho de São João e o livro de Gênesis quando relatam os dias da criação:

    Gn 1,5: 1º dia – João 1,29: dia seguinte; Gn 1,8: 2º dia – João 1,35: dia seguinte; Gn 1,13: 3º dia – Jo 1,43: dia seguinte

    Observe que São João usa o termo “mulher” como em gênesis:

    Gn 3,15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

    Jesus no evangelho de João só se refere à Maria usando o termo “mulher”. Jo 2,4: “Respondeu-lhe Jesus: ‘Mulher, isso compete a nós? ’”. E São João no Apocalipse e no evangelho usa o termo grego “γυνη – gyni̱”, “mulher”, para Maria. Para a igreja ele usa o termo “noiva”, “νυμφη – nymfi̱” (Ap 22,17) ou “esposa”, “γυναικα – gynaika” (Ap 21,9).

    Alguns dizem que a mulher do apocalipse é Israel, mas toda bem-aventurança de Israel se cumpre no parto de Maria. Observe que a mesma expressão dirigida a Maria (Lc 1,28) era dirigida a Israel no velho testamento (Is 12,6; Zc 2,14), e jamais foi dirigida a uma mulher.

    Compare:

    Sf 3,14: “Grita de contentamento, filha de Sião! ALEGRA-TE, Israel! Alegra-te e rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém!”.

    Lc 1,28: “Alegra-te, cheia de graça”.

    Moisés fala a Israel:

    Dt 28,4a: “Bendito será o fruto do teu ventre”.

    E o anjo diz à Maria:

    Lc 1,42b: “Bendito é o fruto do teu ventre”.

    O fato de Israel se personificar em Maria fica mais notável nas palavras de Simeão proferidas à Maria:

    Lc 2,35: “e a ti, uma espada traspassará tua alma! — e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.

    Anteriormente, esses dizeres foram direcionados a Israel (Sl 37,15 + Zc 12,10b).

    Sl 37,15: “Mas a espada atravessar-lhes-á o coração, e os seus arcos quebrar-se-ão”. Zc 12,10b: “Chorarão por ele como se chora um filho único; vão chorá-lo amargamente, como se chora um primogênito”.

    Observe agora a mulher do apocalipse 12:

    Do versículo 4 ao 6 o dragão quer devorar o filho mas a mulher foge com o filho para o deserto. Em Mateus 2,13 confirma que Maria levou Jesus para o deserto para que ele não morresse.

    A visão de São João confirma a arca da Nova Aliança:

    Ap 11,19: “Abriu-se o santuário de Deus que está no céu e apareceu no santuário A ARCA DA SUA ALIANÇA. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e uma grande tempestade de granizo”. Ap 12,1: “Então apareceu no céu um grande sinal: UMA MULHER VESTIDA COM O SOL, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”. Obs: Alguns chegam ao absurdo de dizer que a arca vista no céu em Ap 11,19 é a arca da primeira aliança. Jr 3,16: “Quando tiverdes crescido e multiplicado na terra, naqueles dias — oráculo do SENHOR — não se falará mais em ‘Arca da Aliança do SENHOR’, ela não virá à memória de ninguém, ninguém se lembrará mais dela, nem vão procurá-la ou tentar fazer outra”.

    Toda igreja fundada pelos apóstolos (apostólicas) Romana, Ortodoxa (Armênia, Rússia, Grécia) Copta, etc. tem Maria como mãe dos cristãos (Jo 19,27: “Jesus disse: Eis aí tua mãe”). Daí as doze estrelas que simbolizam os doze apóstolos. Gn 3,15 é confirmado em Ap 12,17: “Cheio de raiva por causa da mulher, o dragão começou a combater O RESTO DOS FILHOS DELA, OS QUE OBSERVAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E GUARDAM O TESTEMUNHO DE JESUS”. Esses que guardam o testemunho de Jesus são a Igreja, os filhos da mulher.

    Amém

    Paulo Leitão De Gregorio

Mais link deste tópico


“O homem pode construir um mundo sem Deus, mas esse mundo acabará por voltar-se contra o mesmo homem.
Papa São João Paulo II”

Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024