• Muitos crêem que só há inferno e céu depois da morte. Sabendo que nada de impuro entra no céu (Ap 21,27), será que existem aqueles que não são salvos diretamente e passam por um fogo que não é o inferno ou uma prisão depois da morte para poder chegar ao céu? A Bíblia responde.

1Co 3,14: “Aquele cuja construção resistir ganhará o prêmio”. Nesse texto fica claro que aquele que resistir até o final ganhará galardão, mas aquele que não resistir? 1Co 3,15: “Aquele cuja obra for destruída perderá o prêmio – mas ele mesmo será SALVO, COMO QUE ATRAVÉS DO FOGO”. A Igreja denomina purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta dos castigos dos condenados. Purgatório é o lugar onde se vai purgar o pecado como diz em Coríntios: “SERÁ SALVO como que através do fogo”. A Bíblia deixa claro que uns passarão direto da vida para a morte, mas outros vão a julgamento. Se vão a julgamento e não passarão direto da vida para a morte, em algum lugar estão. Chamamos de purgatório. Jo 5,24: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida“. At 24,15: “Tenho em Deus a mesma esperança que eles têm: que há de acontecer a ressurreição dos justos e dos injustos“.

1Pe 3,19: “No espírito, Ele foi pregar também aos ESPÍRITOS NA PRISÃO”. Mt 5,25-26: “E tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: Dali não sairás, ENQUANTO NÃO PAGARES O ÚLTIMO CENTAVO”. O purgatório é uma prisão, como um mundo depois da morte onde pode haver perdão. Mt 12,32: “Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão NEM NESTE MUNDO NEM NO MUNDO VINDOURO”. A misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento (Tiago 2,13). O purgatório é fruto da misericórdia de Deus.

1Pe 4,5-6: “Mas eles terão de prestar contas àquele que está pronto para julgar OS VIVOS E OS MORTOS. Pois também aos mortos foi anunciado a Boa Nova, para que, mesmo julgados da maneira humana na carne, eles pudessem viver pelo espírito, conforme o desejo de Deus”. Já que Cristo julgará os vivos e os mortos, devemos rezar pelos mortos? O apóstolo Paulo rezou.

Observe que em 2Tm 1,16 Paulo reza pela família do falecido, mas no versículo 18 Paulo reza pelo próprio morto. 2Tm 1,16: “O Senhor faça misericórdia à família de Onesíforo, porque muitas vezes me confortou e não teve vergonha das minhas correntes”. V17: “Pelo contrário, tendo chegado à Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar”. V18: “O Senhor LHE CONCEDA ALCANÇAR MISERICÓRDIA DA PARTE DO SENHOR, NAQUELE DIA”. No final da carta ele manda saudações à família de Onesíforo (2Tm 4,19), como Moises ao falar com Deus lembra Abraão,Isaac e Israel estando estes JÁ MORTOS (Ex 32,13).

Em 2Mc 12,42-44 mostra Judas Macabeu investindo em sacrifícios pelos pecados dos mortos. Há quem chame esse livro de apócrifo, não sabendo que em Hb 11,35 é citado 2Mc 7 e 1Tm 5,23 cita 2Mc 15,39. Se fosse apócrifo São Paulo não citaria no Novo Testamento.

1Co 15,29: “ Se não fosse assim, que proveito teriam aqueles que se fazem batizar pelos mortos? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles?”.

Obs.: O batismo é um procedimento que serve para o perdão dos pecados (Atos 2,38 e 22,16). Se alguém se fazia batizar por outro era para que esse outro fosse salvo através do batismo e da força da fé de quem se batizava. A oração pelos mortos tem o mesmo objetivo.

Amém

Paulo Leitão De Gregorio

“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”

Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024