A interseção dos santos segundo o evangelho

  • Os santos que estão na glória podem interceder por nós? Muitos dizem que não, mas o evangelho do Senhor Jesus Cristo diz que sim. Filemom 1,5: “Ouvindo a tua caridade e a FÉ que tens para com o Senhor Jesus Cristo e para com todos os SANTOS”. Quando li esse versículo pela primeira vez na frente de um amigo, ele quase enfartou. Mas eu entendo, pois o evangelho vai contra toda a doutrina farisaica em que ele foi educado. Depois de gaguejar ele teve a audácia de me dizer que o apóstolo Paulo se referia aos santos que estão na Terra.

    Eu sei que muitas vezes o apóstolo Paulo se refere aos santos que estão na Terra, mas nessa passagem de Filemom Paulo fala da “FÉ QUE TENS PARA COM O SENHOR JESUS E PARA COM TODOS OS SANTOS”. Ora, se Paulo cita fé nos santos, não é nos santos que podemos ver, senão não é fé. Hebreus 11,1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se NÃO VEEM”. Ou seja, Paulo se refere aos santos que estão na glória. Em Zc 1,12 O ANJO INTERCEDE e em Mt 22,30 diz que OS SANTOS SERÃO COMO ANJOS NO CÉU. Em Jr 15,1 Deus mostra que os mortos podem interceder: “Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam”.

    No livro do apocalipse fica mais clara a interseção dos santos. Ap 5,8: “E havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro ANCIÃOS PROSTRARAM-SE DIANTE DO CORDEIRO, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”. Esses santos citados podem ser os que estão aqui na Terra em oração, mas quem são os anciãos (bispos ou presbíteros, padres, sacerdotes)? Por que ficam diante do Cordeiro com as nossas orações?É a interseção deles diante de Cristo.

    Quando falamos sobre a interseção dos santos da glória, alguns retrucam citando 1Timóteo 2,5: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”. Será que eles pensam que intermediar e interceder é a mesma coisa? Essa é uma questão de língua portuguesa, porque intermediar não tem nada a ver com interceder. A Bíblia deixa claro QUE NÃO HÁ UM SÓ INTERCESSOR, mas que existem outros intercessores. Pois Jesus intercede TAMBÉM (Rm 8,34). Como diz o catecismo da Igreja Católica, só há um mediador (CIC – 480;970;771;846…). MAS NÃO HÁ UM SÓ INTERCESSOR (CIC 2683 e 956). Jó 33,23: “Se perto dele se encontrar um anjo, UM INTERCESSOR ENTRE MIL, para ensinar-lhe o que deve fazer“.



    Obs.: A quantidade de almas salvas é incontável (ver Ap 7,9). Os 144 mil são anciãos que morreram virgens, (Ap 14,3-4) “pois são virgens” e podem se trasladar para a Terra. “Eles seguem o cordeiro AONDE QUER QUE VÁ”.

    Ap 6,9-10: “E havendo aberto o quinto selo, VI DEBAIXO DO ALTAR AS ALMAS DOS QUE FORAM MORTOS POR AMOR DA PALAVRA DE DEUS e por amor do testemunho que deram. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, dizendo: ‘Até quando, ó verdadeiro e santo dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”. Como podemos ver não se trata da era armagedônica, pois o Cordeiro não veio ainda fazer justiça na terra. Os santos que morreram em Cristo já estão na glória intercedendo pela terra diante do Cordeiro. Já no final do apocalipse quando é vingada a causa dos santos Note que se invoca os santos para anunciar a vitória. Ap 18,20: “Alegra-te sobre ela, ó CÉU, e vós, SANTOS APÓSTOLOS E PROFETAS,porque já Deus julgou a vossa causa contra ela”.

    Em Lucas 16 na história do rico e Lázaro mostra que o pobre foi para o céu e o rico para o inferno (Lucas 16,22-23) e no inferno o rico intercede por sua família, para que não vão também para o inferno. (Lucas 16,27-28) só que essa intercessão do inferno não é atendida, mas as intercessões feitas diante do Cordeiro no céu são atendidas como mostra em Ap 18,20.

    Na própria cruz Jesus disse ao que estava ao seu lado: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43), Jesus NÃO DIZ que ele vai dormir e esperar durante séculos.

    Em 2Tm 4,8 o termo é “aparição” e não “sua vinda”. No manuscrito codex sinaiticus a tradução em inglês está “appearing”. O TRADUTOR ALMEIDA COLOCOU o termo “SUA VINDA” PARA DETURPAR A RESSURREIÇÃO. A aparição de Cristo que Paulo se refere é no dia da morte de cada um (naquele dia). Como Estevão, que no dia de sua morte vê Cristo e a glória aberta (At 7,55). ESTEVÃO NÃO PRECISOU ESPERAR A VOLTA DE CRISTO, POIS MORREU SANTO.

    Filipenses 1,23 “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de PARTIR E ESTAR COM CRISTO, porque isto é ainda muito melhor”. São Paulo cita “partir e estar com Cristo”, ele não fala em dormir durante séculos para esperar a volta de Cristo. Hebreus 11,35 “MULHERES ENCONTRARAM SEUS MORTOS PELA RESSURREIÇÃO. Outros foram torturados ou recusaram ser resgatados, para chegar a UMA RESSURREIÇÃO MELHOR”.

    Obs.: Os que não crêem na ressurreição dos mortos rebatem com Ecl 9,5: “Os mortos, porém não sabem mais nada”. Hebraico original: ynm yodtsym m’umh, que literalmente significa: não sabem nada. Não sabem eles que no contexto de Eclesiastes até o capítulo 12 o autor Coélet reproduz o que o homem carnal vê debaixo do sol, pois o livro deixa claro que o autor desconhece o que há acima do sol. O texto só faz referência do que pensam aqueles que não contam com o que há “acima do sol”. E alguns modificaram propositalmente o salmo 146,4: “Exalam o espírito e voltam ao pó da terra; nesse dia se acabam seus PLANOS”. Algumas Bíblias adulteram e colocam “acabam seus pensamentos”. Porém no original está o termo hebraico “STINIO”, que significa projetos ou planos.

    Amém

    Paulo Leitão De Gregorio

Mais link deste tópico


“Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.”

Hoje é Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024