Novo Testamento = Vida eterna / Velho Testamento = morte

  • É impressionante como os líderes religiosos insistem na pregação da velha aliança como se fosse um livro cristão, sendo na verdade um livro específico do Judaísmo (Tenakh = 39 livros incluindo o Torá – os cinco livros da lei de Moisés). Todos nós sabemos que as leis conduzem a Cristo como aio (Gl 3,24) e as profecias também levam a Ele. Mas agora que Cristo ressuscitou estamos na era da graça, e não da lei.(Gl 2,21)”Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão”. Para esses religiosos é como se Cristo tivesse morrido em vão, pois se utilizam do velho livro para fazer suas barganhas, cobrar dízimos e ordenar proibições mosaicas. Obs: O velho testamento serve para estudo, mas não podemos viver por ele.

    O verdadeiro Cristão deve pregar o Evangelho (Ev = boa gellium = nova), ou seja, o segundo testamento, (2Co 3,6) “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma NOVA ALIANÇA, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, já que a primeira aliança é a letra da morte e foi extinta com o evento do Calvário.(Hb 8,13)”Quando ele diz nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer”. Ainda assim, alguns não fazem a vontade de Deus ao permanecerem no primeiro testamento. (Hb 10,9) “Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade, tira o primeiro, para estabelecer o segundo”.

    Não existe nada tão sacrílego quanto um culto de “Santa” Ceia em alguns templos, eles pregam a lei de Moisés e depois bebem o suco de uva dizendo ser o sangue de Cristo, profanando o sangue da Aliança. Talvez não saibam eles que estão louvando o sangue de animais que foi derramado (aspergido) sobre o Velho Testamento que eles cultuam, pois a palavra é clara que o sangue de Cristo é o sangue da Nova Aliança. Se eles pregam o Velho Testamento, qual sangue os remiu? Analisemos Hebreus 9,19: “Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o SANGUE dos BEZERROS e dos BODES, com água, lã purpúrea e hissopo, e ASPERGIU tanto o mesmo LIVRO como todo o POVO”.

    Talvez o excesso de Judaísmo contido nos pregadores religiosos cega as pessoas em relação a Cristo. (2Co 3,14)”Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do VELHO TESTAMENTO, o qual FOI POR CRISTO ABOLIDO” (ver também Cl 2,14 e Ef 2,15) Pois o véu representava que a lei (primeiro testamento) seria perpétua (Ex 27,21) só que no momento em que Jesus consumou a lei o véu foi rasgado (Mc 15,38). Por isso, um líder cristão só diz “palavra da salvação” levantando a Bíblia quando se refere ao Novo Testamento.

    Querer viver do velho testamento é costurar o véu que Jesus rasgou. No Velho Testamento (hebraico): Haz, Hazem = amor, bondade e justiça. Graça no Novo Testamento (grego): Kharis = amor, bondade, justiça e DOM GRATUITO. O Espírito da graça só se manifesta a partir do Novo Testamento (Jo 1,17) “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; A GRAÇA E A VERDADE vieram por meio de Jesus Cristo”. De que adianta aceitar Jesus e seguir Moisés se os que seguem a lei do Velho Testamento não são herdeiros? (Rm 4,14) “Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada”.

    Muitos vivem se justificando pela lei como guardar sábados, dar dízimos ou se privar de alimentos. Todos esses estatutos são apenas para o povo judeu. Gl 5,4 “JÁ ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO, VÓS QUE PROCURAIS A JUSTIFICAÇÃO PELA LEI. DECAÍSTES DA GRAÇA”. Todas essas leis foram cumpridas e aniquiladas no Calvário. Rm 10,4 “PORQUE CRISTO É O FIM DA LEI, para justificar todo aquele que crê”. Jesus nos deu uma Nova Aliança e esse é o nosso anel de compromisso com Ele.

    Amém

    Paulo Leitão De Gregorio

Mais link deste tópico


“O dinheiro tem que servir, não governar.
Papa Francisco”

Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024