Muito se tem escrito sobre a primazia de Pedro. Apresento um ponto de vista que dificilmente pode ser refutado por qualquer caluniador

  • Muito se tem escrito sobre a primazia de Pedro. Apresento um ponto de vista que dificilmente pode ser refutado por qualquer caluniador. Há uma lei no estudo da Bíblia chamada "A Lei da Primeira Menção". Isto significa que, da primeira vez que algo é mencionado na Bíblia, o mesmo significado permanece verdadeiro para aquele assunto em todos os versículos subsequentes nos quais é mencionado. Esta lei ajuda a manter a harmonia e a integridade da Escritura. DEUS é eterno e imutável, e assim, o que ele disse no Gênesis tem o mesmo significado para todos os capítulos.
  • A "Primazia de Pedro" tem sido disputada por caluniadores em vários aspectos. Foi dada a Pedro a primazia em Mat 16,18: "E EU TE DECLARO: TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI MINHA IGREJA."
  • Alguns dizem que Pedro não era a "pedra". Outros tentam separar Pedro do Bispo de Roma, tentando mostrar que ele nunca esteve em Roma.

    Há ainda outros que dizem que a palavra "EDIFICAREI" em Mat 16,18, indica um tempo futuro. Eles incluem Mat 16,19: "EU te DAREI as chaves..." como "prova" de que Pedro não recebeu as chaves mas que, de certa forma, TODOS os Apóstolos a receberam em Mat 18,18. É óbvio que Jesus falou somente a Pedro em Mat 16,19 e deu a ele pessoalmente o poder de atar e desatar.
  • Também é óbvio que Jesus deu a ele o poder de atar e desatar junto com os outros Apóstolos em Mat 18,18, e mais uma vez em João 20,30. Entretanto, Jesus deu a Pedro, e somente a ele, as Chaves do Reino dos Céus em Mat 16,19. Detratores da primazia de Pedro tem argumentos tão fracos que quase nem existem.

    Eu poderia discutir cada um desses pontos, mas nessa seção da carta vou discutir apenas um ponto, que faz com que todos os outros argumentos contra a primazia de Pedro sejam discutíveis.
  • A Lei da Primeira Menção...

    Quando algo é mencionado pela primeira vez na Bíblia, o significado permanece o mesmo por todo o resto da Bíblia.

    Quando DEUS deu autoridade a alguém na Escritura, ELE mudou o nome daquela pessoa.
  • 1. DEUS mudou o nome de Abrão para Abraão quando Ele o fez "Pai de uma Multidão de Nações", em Gn 17,5. ELE deu a Abraão a "primazia" sobre todos os outros homens.
  • 3. DEUS mudou o nome de Jacó para Israel, o nome da Nação Judaica, e Jacó se tornou o primeiro israelita em Gn 32,29; 35,10.
  • 4. DEUS mudou o nome de Simão para Pedro em Mt 16,18, dando-lhe então "primazia" sobre todos os Apóstolos. Por qual outra razão DEUS daria um novo nome a Simão?
  • A "Lei da Primeira Menção", conforme aplicada a Abraão, Sara e Israel, funciona realmente muito bem. Por quê então alguns acreditam que não funciona quando se trate de Simão-Pedro?
  • Mateus 16,13-17...
    Jesus disse: "No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?" (13)
    Responderam: "Uns dizem que é João Batista; outros Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas."(14)
    Disse-lhes Jesus: "E VÓS, quem dizeis que Eu sou?" (15)
    Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de DEUS Vivo." (16)
    Jesus então lhe disse: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas Meu Pai que está no Céu." (17)
    Este versículo expressa uma bênção do Filho para Pedro.
  • Você percebeu que Pedro era o único Apóstolo que sabia quem era Jesus Cristo?
    Todos o resto exprimiu uma opinião.
    DEUS o Pai, Ele Próprio, disse somente a Pedro, e a nenhum outro dos Apóstolos.
    Foi uma bênção do Pai para Pedro.
    Este é um sinal claro da Primazia de Pedro perante o Pai.
  • João 21,15-17...
    Três vezes nestes versículos Jesus Cristo diz a Pedro para "Alimentar Meu Rebanho", ou para "Alimentar Minhas Ovelhas". Para compreensão adequada destes versículos é necessário se referir ao texto grego apontado.

    No versículo 16, a palavra grega usada para "alimentar" é "poimaino" (segunda pessoa do singular), que significa: agir como um PASTOR, dirigir, governar, pastorear ou um funcionário que preside. É a única vez que esta palavra grega é usada no Evangelho de João. Nos versículos 15 e 17, a palavra grega usada para "alimentar" é "bosko", que significa alimentar. Então os versículos 15-17 dizem "alimente minhas ovelhas, pastoreie minhas ovelhas, e alimente as minhas ovelhas". Jesus disse somente a Pedro para ser o PASTOR de Seu rebanho.

    Em João 10,16, Jesus disse: "...e haverá um só rebanho e UM SÓ PASTOR." A palavra grega usada aqui é "poimen (masculino, singular)". Claramente, Jesus disse nesses versículos que haveria somente UM PASTOR, e aquele pastor será Pedro, o primeiro Bispo de Roma e o primeiro Papa.

  • Atos 15,7: durante o primeiro Concílio da Igreja, o Concílio de Jerusalém...
    Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse:
    "Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo DEUS me escolheu dentre vós, para que da MINHA boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem."
    Quem fez a escolha? Foi DEUS. Quem DEUS escolheu? Ele escolheu Pedro. Ora, isto é uma primazia.
  • Alguns detratores da primazia de Pedro tentam mostrar que Tiago (At 15,13-21) tinha a primazia simplesmente porque era o Bispo de Jerusalém. Bom, ele pode ter sido Bispo de Jerusalém durante este Concílio, mas Pedro era o Bispo de todo o mundo. Leia At 1,8, onde Jerusalém era apenas uma das muitas Igrejas locais a serem fundadas pelos Apóstolos.

    O Livro dos Atos, Apocalipse e alguns outros, registram mais de 30 locais adicionais para a Igreja além de Jerusalém.

    Jerusalém nem teria sido considerada pelos Apóstolos para ser a sede da Cristandade, já que eles haviam sido advertidos pelo Próprio Jesus Cristo de que a cidade iria ser totalmente destruída em breve.

    Esta profecia se cumpriu em 70 D.C. quando as legiões romanas realmente a destruíram.
    Leia Mateus 24 começando pelo versículo 15.
  • Eusebius (263-339) Bispo de Cesaréia e conhecido como "O Pai da História da Igreja", escreveu em "A História da Igreja", volume 2 capítulo 1, "Mas Clemente no sexto livro de suas Hypotyposes escreve desta maneira: "Pois eles dizem que Pedro e Tiago e João depois da ascensão de nosso Salvador, como também teria preferido nosso Senhor, não lutaram por honra, mas escolheram Tiago como o Justo bispo de Jerusalém"."

    MAGNO PEREIRA


“O dinheiro tem que servir, não governar.
Papa Francisco”

Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024