O presente artigo é, primeiramente, uma tradução de alguns artigos do site scripturecatholic.com, mas que foi feito vários ajustes, muitos parágrafos foram adicionados, alguns capítulos foram totalmente reformados, tornando este artigo em português num pequeno estudo bíblico. Através dele veremos o testemunho das Sagradas Escrituras sobre alguns pontos da doutrina da Igreja Católica, que sempre é atacada e pisoteada por aqueles que não a compreendem, e também por aqueles que mesmo compreendendo, não a aceitam por total teimosia. Este estudo é especialmente dedicado aos primeiros.

• 1ª Parte: Pedro, a Pedra da Igreja

I. Pedro é a Rocha na qual a Igreja é Edificada
    II. A Evidente Primazia de Pedro
    III. Pedro tem as Chaves de Autoridade sobre o Reino na Terra, a Igreja

2ª Parte: A Igreja é Apostólica

I. Os Líderes Ordenados Participam do Ministério e Autoridade de Jesus
    II. As Chaves de Pedro e Sucessão Papal
    III. A Autoridade é Transferida pelo Sacramento da Ordem
    IV. A Obediência à Autoridade Apostólica

3ª Parte: A Igreja é Santa e Católica

I. A Igreja é Mãe Educadora, Infalível e Sobrenatural
    II. A Igreja é Visível e Una
    III. A Igreja é Hierárquica
    IV. Controvérsias dentro da Igreja
  • «Nas Sagradas Escrituras devemos buscar a verdade, e não a eloqüência. Todo livro sagrado deve ser lido com o mesmo espírito que o ditou. Nas Escrituras devemos antes buscar nosso proveito que a sutileza da linguagem. Tão grata nos deve ser a leitura dos livros simples e piedosos, como a dos sublimes e profundos. Não te mova a autoridade do escritor, se é ou não de grandes conhecimentos literários; ao contrário, lê com puro amor a verdade. Não procures saber quem o disse; mas considera o que se diz.

Os homens passam, mas a verdade do Senhor permanece eternamente. De vários modos nos fala Deus, sem acepção de pessoa. A nossa curiosidade nos embaraça, muitas vezes, na leitura das Escrituras; porque queremos compreender e discutir o que se devia passar singelamente. Se queres tirar proveito, lê com humildade, simplicidade e fé, sem cuidar jamais do renome de letrado. Pergunta de boa vontade e ouve calado as palavras dos santos; nem te desagradem as sentenças dos velhos, porque eles não falam sem razão.»

(A Imitação de Cristo, 1° livro, capítulo 5; de Tomás de Kempis)

“Se este teu princípio for admitido a Cristandade se converterá num amontoado de seitas.
Erasmo De Roterdam a Lutero”

Hoje é Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024