Sobre a Doutrina e a Ortodoxia

• Na Igreja Católica Doutrina é um conjunto de princípios, de verdades é o Núcleo da Fé. A maneira que ela é conhecida e transmitida, o rigor, o seguimento à risca chama-se ortodoxia.

• Doutrina é o núcleo da fé, ou seja, é a doutrina que regula a disciplina entre outras palavras a disciplina é rigor da doutrina é a doutrina colocada em prática.
  • Jesus Cristo quando começou seu ministério sabia que teria que tomar cuidado para que sua igreja possuísse, guardasse e transmitisse a sã doutrina - e a doutrina católica está alicerçada em 3 pilares Tradição, Escritura e Magistério
  • Assim pela doutrina sabemos o que os adeptos praticam e acreditam que é verdadeiro e necessário para salvação por isto São Paulo nos adverte contra àqueles que dividem e por isto insistia que os fiéis observassem as decisões dos Apóstolos e anciãos. Conferir em Atos 16: 4-5
  • Deste modo as igrejas cresciam em número e eram confirmadas na mesma unidade doutrinal. Vemos então que a Igreja tem poder para legislar. Conferir ( Mateus 16:19 ) isto é interpretar as escrituras escrituras, admoestar, exortar e expulsar àqueles que não obedece sua autoridade. Conferir (Mateus 18:17-18), pois aquele que rejeita a Igreja rejeita a Cristo. Conferir(Lucas 10, 16).
  • A Igreja deve ser uma(Jo 10,16) onde a unidade de doutrina e a maior evidência que há um só corpo, um só Senhor, uma só fé e um só batismo(Ef 4,4-5) e deve também evitar aqueles que criam dissensões(Rm 16,17-18) e que, não deve haver divisões entre vós(1Co 1,10) e para todos os fiéis estar em pleno acordo e de uma mente(Fl 2,2), vale lembrar que nosso Senhor Jesus Cristo orou para que sejamos um.(Jo 17,21).
  • Onde não há unidade todo o corpo será dividido e destruido. (Mateus 12,25)

“Se este teu princípio for admitido a Cristandade se converterá num amontoado de seitas.
Erasmo De Roterdam a Lutero”

Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024