Jesus defendeu a Sola Scriptura em Jo 5,39 ?

• Ao fraudar versículos o Pastor Silas Malafaia nos dá uma boa oportunidade para explicar Jo 5,39 para os católicos.
  • Na versão Ave Maria está:

Jo 5,39 - Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.
  • Na versão(protestante) afc(almeida corrigida e fiel) está:

Jo 5,39 - Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
  • Na versão nvi(protestante) (nova versão internacional) está

• Jesus está deixando claro que os judeus não sabem interpretar as escrituras e nao sabem reconhecer os sinais da presença de Deus entre eles. Jesus descreve todo este desenvolvimento nos versículos seguintes - leia Jo 5:33-39 (utilizei a versão nvi)

* Jo 5, 33 - Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade.

* Jo 5,34 - Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos.

* Jo 5,35 - João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz.

* Jo 5,36 - Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

* Jo 5,37 - E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,

* Jo 5,38 - nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.

* Jo 5,39 - Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
  • Por isto no versículo 40 Jesus diz para os judeus que eles não querem vir a ele para ter a vida eterna.
    Jo 5,40 - contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.
  • Jesus está repreendendo os judeus que vivem estudando as escrituras mas nao consegue reconhecer que as escrituras testificam dele.

Jesus está deixando claro que não adianta nada estudar e no final das contas não entender.

Jesus não está defendendo a sola scriptura, não é a intenção de Jesus. Ele está argumentando sobre a dureza do coração deles que não quer ir pra Jesus.
  • A Paz de Jesus e o amor de Maria.

“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”

Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024