E como é esta legitimidade?

• E como é esta legitimidade? Para entendermos isto, precisamos aprender como tudo começou.
  • Nosso Senhor Jesus Cristo delegou poder de ministrar a Graça Divina ao Povo (Batismo,Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordem, Confissão e Unção dos Enfermos) a seus doze Apóstolos. Cristo neste momento estava construindo a hierarquia da Igreja que inicia por Ele e depois segue para os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores e fiéis.
  • Note como São Paulo se refere à Igreja:

“E Ele [Cristo] mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4,11).
  • Aqui São Paulo relata claramente a hierarquia da Igreja, que na terra se inicia com os apóstolos e termina com os missionários e o fiéis. O Santo Apóstolo ainda ensina que assim Jesus instituiu a Igreja para que pudesse se edificar cada vez mais, isto é, se confirmar na fé e se espalhar pelo mundo inteiro.
  • Notamos claramente que a Igreja está onde estão os apóstolos, pois é sobre eles que
    Jesus edificou a Igreja, sendo o próprio Cristo a pedra angular. São Paulo novamente ensina isto:

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de
    que Jesus Cristo é a pedra da esquina. No qual todo edifício, bem ajustado,
    cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois
    edificados para a morada de Deus no Espírito” (Ef 2,19-22).
  • Pela hierarquia notamos que a Igreja possui um governo que, como disse São Paulo, foi instituído para sua edificação; assim como acontece com toda instituição, órgão, estado, país etc. É por sua hierarquia que a Igreja é visível. Quem está fora desta estrutura divina, não está na Igreja.
  • É pela hierarquia que notamos a unicidade da Igreja, isto é, que Ela é única, não existindo várias igrejas. Ensinando isto São Paulo escreveu: “Há um só corpo e um só Espírito[…] Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,4-5). Um só corpo e uma só fé. Como entender estas palavras se hoje existem mais de 20.000 instituições cristãs se intitulando igrejas de Cristo e possuindo doutrinas diversas?
  • Fácil, muito fácil. Somente uma delas é verdadeira. Principalmente devido ao surgimento de falsas igrejas é que nos encontramos numa verdadeira babel cristã, deixando o cristianismo cair no ridículo.
  • E onde está a Verdadeira Igreja? Basta procurar a hierarquia, a estrutura fundada por Cristo e tão bem relatada por São Paulo. Se abaixo de Cristo vêm os apóstolos, é lógico que a Verdadeira Igreja está onde estão os apóstolos. Mas alguém poderia fazer a seguinte pergunta: mas os apóstolos não morreram há quase dois mil anos? Sim, é verdade, mas eles se perpetuam em seus sucessores, assim como o Governo de um país não morre com a morte de seu dirigente, mas continua na pessoa de seu sucessor.
  • Deste modo, a Verdadeira Igreja guarda a sucessão apostólica e através dela é possível se traçar uma linha direta aos apóstolos. E dentre as mais de 20.000 instituições cristãs que carregam o título de igreja, qual delas possui estes quesitos? Só uma, a Igreja Católica. A única e Verdadeira Igreja de Cristo, fundada pelo próprio Cristo e a única instituição que existe deste do início do cristianismo.
  • Jesus, após sua ressurreição gloriosa, deveria voltar para o Pai; por isto deu autoridade a seus apóstolos para apascentar seu rebanho (ministrando os
    sacramentos) e delegar esta mesma autoridade a outros. Desta forma só pode ser pastor do rebanho de Jesus, quem receber esta autoridade de quem a pode
    delegar. São Paulo após ter visto Cristo, se converteu ao Cristianismo, mas só se tornou apóstolo após ter recebido esta autoridade dos apóstolos (Gal 1,18).
  • Esta concessão de autoridade pastoral é um dos sete sacramentos que Jesus deixou, que se chama sacramento da ordem. É através deste sacramento que uma pessoa pode se tornar padre e pastorear as ovelhas do Senhor.
  • ** Professor Alessandro Lima **

“Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja católica.
Santo Agostinho”