As proibições referidas às imagens no Antigo Testamento.

  • As proibições referidas às imagens no Antigo Testamento são especificamente de imagens de ÍDOLOS. O caduco
    mandamento mais utilizado pelas seitas para tentar contradizer a Igreja é:
    Ex 20,4: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em
    baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”
  • Para entender a que imagens se refere esse versículo temos que ir ao versículo anterior de onde inicia o mandamento: Ex 20,3 “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES diante de mim”, se refere a deuses (ídolos-pesel)

    Obviamente tais “crentes” jamais leem o mandamento do início, sempre o utilizam a partir do versículo 4 para que os Católicos não entendam e pensem que Deus proibiu qualquer tipo de imagem.

    Seria colocar o próprio Deus em contradição, já que no mesmo livro 5 capítulos depois ele manda fazer imagens de santos anjos (Ex 25,18) e em Nm 21,8 manda fazer uma serpente de bronze e ainda relata em 1Rs 6:23-29 que o palácio de Salomão era repleto de imagens e Deus se agradou abundando o templo com sua glória. (1 Reis 8,6 a 11)

    Além disso, Salomão mandou colocar no Santo templo imagens de 2 QUERUBINS no Oráculo (I Reis 6,23-28), mandou colocar no templo 12 BOIS na bacia de bronze! (I Reis 7,25), mandou colocar no templo:BOIS e LEÕES e QUERUBINS! (I Reis 7,28-29).
  • Na visão neotestamentária do assunto vemos que jamais houve uma rejeição dessas imagens, o próprio “Jesus passeava no TEMPLO, no pórtico de SALOMÃO."( João 10,23) e os Apóstolos usavam esse local repleto de imagens para fazeres sua reunião. At 5,12 " (...)

    Reuniam-se eles todos unânimes no PÓRTICO DE SALOMÃO” O templo teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros teriam sidos levados para a Babilônia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico ou Cativeiro em Babilônia na história judaica.

    Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus da Cativeiro Babilônico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo. À época de Jesus, o rei Herodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 AC, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.
  • O profeta se refere a era pós redenção Zc 13,1 ’ Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia”.

    Esses são os ídolos esculpidos que Deus proibiu no mandamento de Êxodo 20,3-4, são especificamente os deuses do Egito.
    A- “EM CIMA NOS CÉUS". (Ex 20, 4): RÁ (ou Rê), Í BIS, HÓRUS, TOTH
    B- “EMBAIXO NA TERRA” (Êxodo 20, 4): ANÚBIS, ÁPIS, KHEPRA, BABUINO, APÓFIS, BASTET, GEB
    C- “...OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA.”. (Êxodo 20, 4): SEBEK, TUÉRIS, (Taueret) .
  • É impossível tal mandamento referir-se a imagens de santos, pois os santos Católicos nem existiam nessa época.

    Alguns mandamentos da Antiga Aliança não vigoram mais no novo testamento, os mandamentos da antiga lei foram DESFEITOS E APERFEIÇOADOS POR CRISTO.

    Ef 2,15"Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS"

    Na Vulgata está o termo “lei dos mandamentos” (legem mandatorum), como também nos manuscritos gregos
    antigos “CODEX SINAITICUS” está o mesmo termo “τον νομο των εντολων” que se pronuncia “ton nomo ton entolon”.
  • Ao ensinar os mandamentos ao jovem rico Jesus não citou esse mandamento (dos ídolos) e nem o da guarda do sábado:
    Mt 19,6. “Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?

    Disse-lhe Jesus:

    17.Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa OS MANDAMENTOS.

    18.QUAIS?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,

    19.honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.”

    Paulo Leitão De Gregorio


“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.”

Hoje é Terça-Feira, 19 de Março de 2024