Predestinação
  • Quanto à esta questão, Deus conhece o futuro, não porque escreveu tudo, como em um roteiro de filme, mas porque nos conhece tão profundamente, que é capaz de prever as nossas escolhas. Dessa forma, não é a presciência de Deus que origina nossas ações, mas nossas ações, passadas, presentes e futuras é que são patentes à Sua onisciência.

    Então, porque o Senhor Deus criaria alguém capaz de rejeitá-Lo?
    Porque só há verdadeira liberdade se houver escolha, só podemos amar a Deus se Ele nos der a opção oposta: rejeitá-Lo. Se não houver escolha livre e opção oposta, não é amor, é programação. Nosso Senhor atua para que os homens O conheçam, O amem e O sirvam. Afinal, os criou para esse fim. Mas Ele não os força a esse fim, nem os deixa de trazer à existência, pois a consciência de um homem não é pré-programada, e as escolhas que fará no decorrer da vida não são predeterminadas.

    Portanto, todos os seres humanos têm a real possibilidade de salvação e negar aos homens a existência, sob o pretexto de impedir que neguem a Deus e escolham o inferno, é negar esta gloriosa e palpável possibilidade.

    Fonte: Montfort Associação Cultural
Artigos, anotações e Reflexões
Mais artigos deste tópico