O celibato sacerdotal é o que diferencia tudo, é um algo a mais(Excelência), torço para que fique assim.
É como se cada um que fosse chamado se tornasse um Moisés, um São Paulo apóstolo ou como vários outros Santos da Igreja, não igual na pessoa mas na maneira que são chamados: "Extraordinariamente".
Esta maneira extraordinária como Moisés, São Paulo e outros foram chamados por Deus é tão somente a mesma ação extraordinária com que este mesmo Deus age no Sacerdócio para com os seus escolhidos.
O Celibato é o ápice "eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céu, assim cumprem o estado de vida mais perfeito."
Jesus disse:
Mt 19,11 - Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.
Jo 13, 15 - Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.
São Paulo disse:
Ef 5, 1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados.