Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.

• No tempo de Moisés Deus falava pela boca dos profetas. Por isto comunicou a Moisés a vasta legislação que deveria reger a conduta do povo eleito, bem como minuciosas prescrições litúrgicas. Hoje tanto a autoridade quanto a profecia se encontra na Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
  • - Sendo assim a nossa razão da nossa fé e Jesus Cristo 1Pd 3,15
    - Não há outro nome pelo qual devamos ser salvo. At 4,12
    - A fé católica está centrada em Jesus. Ele é o senhor. Fl 2,11
    - O próprio Jesus instituiu sua Igreja e quis que ela fosse seu próprio Corpo Místico 1Co 12,27
    - Confiou-lhe o sagrado depósito da fé (1Tm 6, 20-21 - At 1,2 - At 2,42) e prometeu conduzi-la a toda verdade (Jo 16,13 - Jo 14,26)
    1Pe 3,15 | At 4,12 | Fl 2,11 | 1Co 12,27 | 1Tm 6, 20-21 | At 1,2 | At 2,42 | Jo 16,13 | Jo 14,26 |
  • Os Atos dos apóstolos descreve claramente a expansão da Igreja e neste percurso as cartas mostra a necessidade que a Igreja teve de ensinar, exortar, corrigir, esclarecer, determinar, admoestar, tudo isto para que a verdade não se perdesse. Então Atos dos Apóstolos e as cartas pastorais nos mostram que sempre existiu uma Igreja que tinha a responsabilidade e a autoridade de ensinar.
  • A Igreja construida por Jesus Cristo sobre Pedro tem a garantia de vitória sobre as potências da morte. Pedro tem a missão de defender a fé de todo desfalecimento e confirmar seus irmãos. Catecismo $881, $552, $880.
  • Não adiantaria nada se Jesus deixasse o caminho da salvação e não deixasse um guia para conduzir sem erro, ou seja, infalível. Catecismo $889, $890, $891.
  • A partir do momento que Jesus delegou funções instituiu sua Igreja dos quais os apóstolos são co-responsáveis. Mt 5,14 | Mt 16,18-19 | Jo 21,15 | Ef 2,20 | Lc 22,32 |
  • São Lucas nos mostra que a tradição é antes da Bíblia e é ela que nos mostra a maneira especial dos eventos antes da escrita. Lucas realiza pesquisas para relatar a veracidade daquilo que era ensinado aos fieis na igreja nascente.
  • Santo Irineu que viveu entre o ano 130 e 202 na sua obra Adversus Haereses (Contra Heresias) descreve a linha de sucessão apostólica de São Pedro a Santo Eleutério, o Papa da sua época.

3,2 – “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar (…) as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos. (…)

“Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua origem mais excelente, toda a igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.”

3,3 – “Os bem-aventurados apóstolos que fundaram e edificaram a igreja transmitiram o governo episcopal a Lino, aquele Lino que Paulo lembra na epístola a Timóteo. Lino teve como sucessor Anacleto. Depois dele (…), coube o episcopado a Clemente, que tinha visto os próprios apóstolos e estivera em relação com eles, que ainda guardava viva em seus ouvidos a pregação deles e diante dos olhos a tradição. (…)

Eleutério, em décimo segundo lugar na sucessão apostólica, detém o pontificado. Com esta ordem e sucessão chegou até nós, na Igreja, a tradição apostólica e a pregação da verdade. Esta é a demonstração mais plena de que é uma e idêntica a fé vivificante que, fielmente, foi conservada e transmitida, na Igreja, desde os apóstolos até agora.
    – Ireneu de Lyon, em Adversus Haereses.

• A linha sucessória de bispos romanos descrita por Santo Ireneu continuou sem interrupções até os dias de hoje

“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”

Hoje é Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024