Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.

• No tempo de Moisés Deus falava pela boca dos profetas. Por isto comunicou a Moisés a vasta legislação que deveria reger a conduta do povo eleito, bem como minuciosas prescrições litúrgicas. Hoje tanto a autoridade quanto a profecia se encontra na Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
  • - Sendo assim a nossa razão da nossa fé e Jesus Cristo 1Pd 3,15
    - Não há outro nome pelo qual devamos ser salvo. At 4,12
    - A fé católica está centrada em Jesus. Ele é o senhor. Fl 2,11
    - O próprio Jesus instituiu sua Igreja e quis que ela fosse seu próprio Corpo Místico 1Co 12,27
    - Confiou-lhe o sagrado depósito da fé (1Tm 6, 20-21 - At 1,2 - At 2,42) e prometeu conduzi-la a toda verdade (Jo 16,13 - Jo 14,26)
    1Pe 3,15 | At 4,12 | Fl 2,11 | 1Co 12,27 | 1Tm 6, 20-21 | At 1,2 | At 2,42 | Jo 16,13 | Jo 14,26 |
  • Os Atos dos apóstolos descreve claramente a expansão da Igreja e neste percurso as cartas mostra a necessidade que a Igreja teve de ensinar, exortar, corrigir, esclarecer, determinar, admoestar, tudo isto para que a verdade não se perdesse. Então Atos dos Apóstolos e as cartas pastorais nos mostram que sempre existiu uma Igreja que tinha a responsabilidade e a autoridade de ensinar.
  • A Igreja construida por Jesus Cristo sobre Pedro tem a garantia de vitória sobre as potências da morte. Pedro tem a missão de defender a fé de todo desfalecimento e confirmar seus irmãos. Catecismo $881, $552, $880.
  • Não adiantaria nada se Jesus deixasse o caminho da salvação e não deixasse um guia para conduzir sem erro, ou seja, infalível. Catecismo $889, $890, $891.
  • A partir do momento que Jesus delegou funções instituiu sua Igreja dos quais os apóstolos são co-responsáveis. Mt 5,14 | Mt 16,18-19 | Jo 21,15 | Ef 2,20 | Lc 22,32 |
  • São Lucas nos mostra que a tradição é antes da Bíblia e é ela que nos mostra a maneira especial dos eventos antes da escrita. Lucas realiza pesquisas para relatar a veracidade daquilo que era ensinado aos fieis na igreja nascente.
  • Santo Irineu que viveu entre o ano 130 e 202 na sua obra Adversus Haereses (Contra Heresias) descreve a linha de sucessão apostólica de São Pedro a Santo Eleutério, o Papa da sua época.

3,2 – “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar (…) as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos. (…)

“Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua origem mais excelente, toda a igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.”

3,3 – “Os bem-aventurados apóstolos que fundaram e edificaram a igreja transmitiram o governo episcopal a Lino, aquele Lino que Paulo lembra na epístola a Timóteo. Lino teve como sucessor Anacleto. Depois dele (…), coube o episcopado a Clemente, que tinha visto os próprios apóstolos e estivera em relação com eles, que ainda guardava viva em seus ouvidos a pregação deles e diante dos olhos a tradição. (…)

Eleutério, em décimo segundo lugar na sucessão apostólica, detém o pontificado. Com esta ordem e sucessão chegou até nós, na Igreja, a tradição apostólica e a pregação da verdade. Esta é a demonstração mais plena de que é uma e idêntica a fé vivificante que, fielmente, foi conservada e transmitida, na Igreja, desde os apóstolos até agora.
    – Ireneu de Lyon, em Adversus Haereses.

• A linha sucessória de bispos romanos descrita por Santo Ireneu continuou sem interrupções até os dias de hoje

“O homem pode construir um mundo sem Deus, mas esse mundo acabará por voltar-se contra o mesmo homem.
Papa São João Paulo II”

Hoje é Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018